Adunioeste | Notícias


Reunião entre Sindicatos Docentes e Setor Educacional do Paraná Revela Tensões e Desafios para Universidades Estaduais

Na pauta, temas como a data-base e reposição salarial, carreira docente, grupo de trabalho (GT) criado pela Seti e a Lei Geral das Universidades (LGU) foram discutidos amplamente
19 de Março de 2024 às 12:00

No dia 18 de março, uma reunião crucial entre as seis seções sindicais representativas das e dos docentes das sete universidades estaduais do Paraná e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, revelou importantes pontos de tensão e desafios enfrentados pelo setor educacional.

Na pauta, temas como a data-base e reposição salarial, carreira docente, grupo de trabalho (GT) criado pela Seti e a Lei Geral das Universidades (LGU) foram discutidos arduamente. No que diz respeito à data-base, o Comando Sindical Docente (CSD) expressou preocupação com a defasagem salarial persistente e questionou o posicionamento do Secretário. Bona afirmou que não é o interlocutor para esta pauta em 2024, indicando que deve ser tratada no âmbito do governo do estado com as pastas pertinentes.

Sobre a carreira docente, o CSD destacou itens não contemplados na reestruturação da carreira aprovada no ano anterior, solicitando a retomada do GT carreira. No entanto, o Secretário indicou que a Seti não pretende constituir GT sobre este tema em 2024, levando o CSD a avançar na constituição de um GT carreira próprio.

Outra preocupação manifestada foi em relação ao "grupo de estudos do estado da arte do ensino superior do estado do Paraná", constituído pela Seti, com o objetivo de diagnosticar problemas nos cursos de graduação. O CSD expressou receio de que esse grupo possa validar proposições da Seti sem o envolvimento efetivo das comunidades universitárias, invadindo a autonomia universitária.

Quanto à LGU, o CSD apontou diversos pontos que demonstram a precarização das condições de trabalho e a piora nas condições de ensino. O Secretário reiterou seu posicionamento, afirmando que as tratativas devem ser feitas diretamente com cada instituição.

Apesar das divergências, o Secretário registrou que essa é uma pauta da Seti com as reitorias e não com o movimento sindical, indicando um impasse nas negociações. Independentemente disso, as seções sindicais prometeram continuar o debate e a resistência à LGU, em defesa das universidades estaduais.