Adunioeste | Notícias


Seminário Local da LGU em Cascavel discute impactos na UNIOESTE

No próximo dia 26 de março, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (ADUNIOESTE) sediará o Seminário Local da Lei Geral das Universidades (LGU) em Cascavel
12 de Março de 2024 às 23:08

No próximo dia 26 de março, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (ADUNIOESTE) sediará o Seminário Local da Lei Geral das Universidades (LGU) em Cascavel. O evento acontecerá no campus da UNIOESTE, especificamente no mini-auditório 2.

Com o objetivo de preparar os participantes para o Seminário Estadual, a programação oferecerá uma mesa de abertura na tarde do evento, contando com a participação de especialistas como o Professor Dr. Gilberto Grassi Calil, o Professor Alfredo Klein e Elen Morais da Cruz, representante do Diretório Central de Estudantes (DCE) de Cascavel. A mediação ficará a cargo da Professora Dr.ª Sabrina Grassiolli, presidente da ADUNIOESTE, seguida por um espaço para perguntas e encaminhamentos.

Já durante a noite, o foco estará nos impactos da LGU na graduação e na pós-graduação, com a participação de especialistas da UNIOESTE, como a Professora Dr.ª Isaura Mônica Zanardini e a Professora Dr.ª Carla Luciana Silva. O mediador, Professor Dr. Bruno Ferreira Campos, explicará a dinâmica da sessão, que incluirá a formação de grupos de trabalho para sistematizar propostas a serem debatidas no Seminário Estadual.

Os grupos de trabalho abordarão temas cruciais, como a autonomia universitária, as realidades das diferentes áreas acadêmicas e as condições de trabalho docente. Com coordenadores especializados em cada área, espera-se um debate profundo e construtivo para orientar a posição da UNIOESTE no contexto da LGU. Inscrições devem ser realizadas através do link: https://abre.ai/jcjJ

A LGU é um brutal ataque contra as universidades estaduais paranaenses e uma explícita afronta à autonomia universitária. A pretexto de estabelecer “parâmetros” únicos em relação ao número de docentes e custeio, a LGU diminui o quantitativo de docentes efetivos, retirando 745 vagas do sistema. Além disso, restringe a realização de concursos públicos, consolida a redução do orçamento imposta nos últimos anos, limita a dedicação exclusiva, possibilita ao governo estadual impor o fechamento de cursos que não atinjam índices estabelecidos de matrículas, estimula a terceirização, impõe uma dinâmica gerencial e mercantil às universidades, coloca em risco a pós-graduação e impõe uma intensificação ainda maior do trabalho docente, muito especialmente dos docentes temporários.

 

Seminário Estadual

Além do seminário local, a Adunioeste vai sediar dois eventos cruciais que ocorrerão no primeiro semestre deste ano. O primeiro, marcado para o dia 12 de abril, será o terceiro seminário destinado a debater os impactos da Lei Geral das Universidades (LGU) sobre a autonomia, o trabalho docente e o risco de fechamento de cursos nas universidades paranaenses.

Com uma programação repleta de debates e reflexões, o Seminário Estadual da LGU promete  discutir temas cruciais relacionados à LGU. A abertura do seminário está marcada para as 9h, seguida pela mesa de debates da LGU, que ocorrerá das 9h15 às 10h15. Neste momento, serão abordados temas como História, Inconstitucionalidade, Orçamento, e os Impactos acadêmicos e na política docente. A partir das 10h30, os participantes terão a oportunidade de se dividir em grupos de trabalho, que se estenderão até as 12:30, permitindo uma discussão mais aprofundada sobre questões específicas relacionadas à LGU.

No período da tarde, das 14h às 16h30, está programada uma plenária para que os resultados dos grupos de trabalho sejam apresentados e debatidos em conjunto, visando a elaboração de propostas e encaminhamentos. O encerramento do Seminário está previsto para as 17h, com atividades que reforçarão a importância dos debates realizados ao longo do dia e a continuidade das discussões sobre a LGU.

 

Encontro da Regional Sul

Em seguida, nos dias 12 e 13 de abril, acontecerá o Encontro da Regional Sul, no qual as sessões sindicais do Andes da Regional Sul do Paraná e Santa Catarina se reunirão para discutir temas cruciais para a carreira docente e a valorização do ensino superior. Este evento também abordará os aspectos centrais da luta delineados no 42º Congresso do Andes Nacional.

O Andes Sindicato Nacional se organiza em torno de 12 regionais, a Regional Sul abarca os estados do Paraná e Santa Catarina, o Encontro da Regional Sul ocorre sempre depois do Congresso do Andes e é um espaço para aprofundar algumas das principais temáticas que marcaram o Congresso. “Nesse sentido o Encontro da Regional Sul vai ter o debate sobre carreira docente, sobre política educacional, sobre financiamento e também um tema que vai marcar os diversos eventos do sindicato ao longo desse ano que são 60 anos da ditadura empresarial militar”, detalhou o 1º Vice Presidente Regional Sul do ANDES, Gilberto Calil.

A abertura está marcada para as 18h do dia 12 e contará com a presença de representantes da Regional Sul do ANDES, ADUNIOESTE, MST, movimento indígena e do DCE UNIOESTE-Cascavel. Um dos pontos altos do encontro será a mesa “Carreira Docente”, programada para as 19h, que contará com as contribuições de Jennifer Webb (ANDES-SN/UFPA) e Ronaldo Gaspar (SINDIPROL-ADUEL), abordando questões fundamentais relacionadas ao exercício da docência.

No sábado, 13 de abril, a programação terá início às 9h com a mesa “Política Educacional”, que trará análises e reflexões de Cláudia Piccinini (ANDES-SN/UFRJ) e Julia Malanchen (UNIOESTE) sobre as políticas educacionais em vigor e seus impactos na sociedade. Às 11h30, está prevista a apresentação dos resultados da pesquisa nacional sobre financiamento das estaduais, a cargo de José Caetano de Jesus Filho, pesquisador do projeto sobre Financiamento das Estaduais.

Durante a tarde, os participantes terão a oportunidade de debater as reverberações contemporâneas da ditadura brasileira, com a contribuição da palestrante Lucieneida Dováo Praun (UFAC), e explorar o movimento popular e sindical na conjuntura latino-americana, com a participação de Pablo Friggeri (UNILA). O Encontro da Regional Sul do ANDES encerrará suas atividades do dia com uma programação cultural às 18h, proporcionando momentos de integração e descontração entre os participantes.

“A Adunioeste tem o orgulho de sediar estes ventos e contribuir para a construção e defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Todos estão convidados a participar desses eventos em abril”, afirmou a presidenta da seção sindical, Sabrina Grassiolli.